“Atenda que o brasileiro é um devoto da cachaça, não um cachaceiro.” A frase, encontrada no livro Prelúdio da Cachaça, do antropólogo, historiador e maior folclorista do Brasil, Luís da Câmara Cascudo, serve de mote para o documentário em média-metragem (45 min.) Devotos da Cachaça.
O filme mostra a profunda relação da cachaça com a alma brasileira e como a bebida nacional penetrou na música, na literatura, nas artes plásticas e na religiosidade popular.
Organizado em torno de três grandes eixos – a história, a produção e a ‘devoção’ à bebida – Devotos da Cachaça, ao mesmo tempo que celebra a bebida nacional, flagra o momento de valorização pelo qual ela vem passando nos anos mais recentes.
Com a participação de pesquisadores – como o paratiense Diuner Mello – e de produtores icônicos, como Osvaldo Santiago (Anísio Santiago/ Havana), Devotos da Cachaça leva o espectador a um mergulho no universo vasto que envolve a produção da cachaça artesanal brasileira e louva o consumo consciente e as perspectivas de futuro da cachaça como produto de exportação. A busca pela cachaça e suas interações com a cultura brasileira passou por locais como Rio de Janeiro, Paraty e Miguel Pereira (RJ), Betim, Carangola, Sete Lagoas e Salinas (MG).
Devotos da Cachaça é uma produção totalmente independente e nasceu da vontade de Lenir Costa, proprietária de uma pequena cachaçaria na Barra da Tijuca, no Rio, mostrar o que é a bebida, para além do tradicional preconceito. A pesquisa e roteirização, bem como a direção, ficou a cargo de Dirley Fernandes, jornalista com uma trajetória marcada pela defesa da cultura popular brasileira.
Assistir devotos da Cachaça no Youtube
Devotos da Cachaça lança um olhar a um Brasil orgulhoso, multifacetado e cheio de possibilidades.
Arte: Renato Molinaro
● Elenco: Alessandra Lima, Érika Vogel e Wlademir Frazão
● Figurinos: Ilza Costa
● Fotografia: Marcos Fernando, Alberto Vaz e Georges Racz
● Produção:Anna Maria Silva e Rosário Alcazar
● Edição: Georges Racz
● Produção executiva: Lenir Costa
● Pesquisa, Roteiro e Direção: Dirley Fernandes